Mapa da Transparência

Uma ferramenta elaborada pelo Ministério Público Federal, tem a intenção de realizar uma análise quantitativa da transparência no cenário Estadual e Municipal, visando aumentar o combate a corrupção, através da presença de práticas de transparência e Accountability.

Neste Link é possível encontrar dentro do Estado de São Paulo o ranking completo, assim como sua nota de transparência, a qual o município de Amparo recebeu 4,50 ocupando a posição de 375.

Os itens avaliados foram os seguintes:

GERAL

1 – O ente possui informações sobre Transparência na internet?

2 – O Site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação?

RECEITA

3 – Há informações sobre a receita nos últimos 6 meses, incluindo natureza, valor de previsão e valor arrecadado?

DESPESA

4- As despesas apresentam dados dos últimos 6 meses contendo:

  • Valor do empenho
  • Valor da liquidação
  • Valor do Pagamento
  • Favorecido

LICITAÇÕES E CONTRATOS

5 – O site apresenta dados nos últimos 6 meses contendo:

  • Íntegra dos editais de licitação
  • Resultado dos editais de licitação (vencedor é suficiente)
  • Contratos na íntegra

6 – O ente divulga as seguintes informações concernentes a procedimentos licitatórios com dados dos últimos 6 meses?

  • Modalidade
  • Data
  • Valor
  • Número/ano do edital
  • Objeto

RELATÓRIOS

7 – O site apresenta:

  • As prestações de contas (relatório de gestão) do ano anterior
  • Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) dos últimos 6 meses
  • Relatório de Gestão Fiscal (RGF) dos últimos 6 meses
  • Relatório estatístico contendo a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, bem como informações genéricas sobre os solicitantes

8 – O Site possibilita a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto (CSV), de modo a facilitar a análise das informações?

TRANSPARÊNCIA PASSIVA
SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO – SIC

9 – Possibilidade de entrega de um pedido de acesso de forma presencial

  • Existe indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) físico?
  • Há indicação do órgão?
  • Há indicação de endereço?
  • Há indicação de telefone?
  • Há indicação dos horários de funcionamento?

SERVIÇO ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO e-SIC

10 – Há possibilidade de envio de pedidos de informação de forma eletrônica (e-SIC)?

11 – Apresenta possibilidade de acompanhamento posterior da solicitação?

12 – A solicitação por meio do e-SIC é simples, ou seja, sem a exigência de itens de identificação do requerente que dificultem ou impossibilitem o acesso à informação, tais como: envio de documentos, assinatura reconhecida, declaração de responsabilidade, maioridade?

DIVULGAÇÃO DA ESTRUTURA E FORMA DE CONTATO

13 – No site está disponibilizado o registro das competências e estrutura organizacional do ente?

14 – O Portal disponibiliza endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público?

BOAS PRÁTICAS DE TRANSPARÊNCIA

15 – Há divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público?

16 – Há divulgação de Diárias e passagens por nome de favorecido e constando, data, destino, cargo e motivo da viagem?

 

Atualmente vivenciamos um período que para muitos é considerado muito conturbado no cenário da política, enquanto para outros é o período de acerto de contas. O processo de municipalização no país, é um fator importante nas relações democráticas, e a  transparência é um fator crucial para o aumento da credibilidade do governo.

Cabe a população exigir seu direito constitucional de acesso a informação e a prestação de contas das ações governamentais.

 

Mais informações em: http://www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/

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